Pau-Brasil gigante de 600 anos é descoberto no sul da Bahia

12/12/2020 15:34

A árvore centenária foi encontrada em meio à mata nativa por um morador da comunidade de Itamaraju, no extremo sul do estado. É uma gigante de raízes extensas e 40 metros de altura.

 

O pau-brasil ainda é encontrado na área litorânea entre os estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte. Apesar de ser um símbolo do país, desde 2004 está na lista das espécies ameaçadas de extinção. Durante séculos, foi extraída para fabricação de corantes de roupas. Hoje, tem outra utilidade.

 

"A fama dele é para ser utilizada para fazer arco de violino, principalmente. Apenas 20 a 30% dele é utilizada. A maior parte perde, para fazer arco de violino", afirma o botânico Erivaldo Queiroz. \

 

Agora, a preocupação é com a preservação. "É um tesouro que a Mata Atlântica soube esconder muito bem e que talvez agora, que a gente já sabe da importância maior da floresta, chegou a hora de ela aparecer e a gente protegê-la e valorizá-la como um bem único", diz Ricardo Cardim. 

 

No que depender de seu Manoel, as futuras gerações vão poder conhecer essa maravilha: "Lá ninguém mexe. Deixa lá preservada para muitos anos. Às vezes, tem outras pessoas mais novas que querem conhecer, está lá."

 

Fonte: g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/12/10/botanicos-registram-maior-exemplar-de-pau-brasil-na-bahia.ghtml

 

Voltar