Como medir e registrar uma árvore gigante:

 
As árvores gigantes estão no ambiente há centenas de anos. Os acúmulos de sedimentos erosivos dos solos e da biomassa florestal aumentam a espessura da camada de serrapilheira e solo na base dessas árvores, principalmente em terrenos inclinados onde as árvores gigantes são barreiras naturais. Essa alteração do terreno pode subestimar as medições de diâmetros das árvores e elevar a posição de mensuração do diâmetro. Esse efeito pode afetar em até mais de 10 cm no diâmetro da árvore.  
 
Os passos para mensuração correta dessas grandes árvores seguem abaixo:
 
Passo 1: O diâmetro é medido por meio da circunferência da árvore. Você pode usar uma trena métrica de 10 m. Se realizar a mensuração da circunferência sozinho, utilize um canivete para fixar a ponta da trena na casca (tecido morto) da árvore. Outros canivetes podem ser utilizados para manter a trena na posição e esticada no momento da mensuração. 
 
Passo 2: Remover troncos e galhos para facilitar o deslocamento no entorno da árvore e facilitar a mensuração do diâmetro. Em algumas situações grandes árvores caídas ou grandes galhos da própria árvore gigante são obstáculos na base da árvore, sendo necessário o uso de facão ou motosserra para limpeza da área. Essa remoção de biomassa também permitirá o crescimento livre da árvore.
 
Passo 3:  Verifique a inclinação predominante no terreno onde a árvore se encontra:
 
3.1) Terreno plano normalmente não tem acúmulo de sedimentos de solos concentrado na base da árvore. Qualquer posição no perímetro da árvore pode servir para a mensuração (A).
3.2) Árvores com sapopemas mede-se a circunferência acima da estrutura (B).
3.3) Árvores bifurcadas mede-se duas circunferências (C). A soma das áreas basais será convertida em circunferência para representar a medida.
3.4) Árvore inclinada a circunferência deve ser medida conforme a imagem (D).
3.5) Muda a posição de mensuração logo abaixo ou acima do obstáculo ou saliência do tronco (E).
3.5) Em terreno inclinado a posição de mensuração é no meio do aclive (F).
 
Passo 4: A trena deve estar esticada e perpendicular ao tronco principal da árvore, independe se o tronco estiver inclinado. 
 
Passo 5: A leitura da medida. Cuidado! A maioria das trenas possuem duas fases de leitura: unidades métricas e imperial. Use a unidade métrica para informar a circunferência. Informe as duas unidades após a vírgula, por exemplo: 3,34 metros ou 334 centímetros.

O registro de uma árvore gigante:

 
As informações para registrar uma árvores gigante no site são:

 

1) Fotografia com uma pessoa ao lado da árvore (escala comprobatória).
2) Local: (localidade, cidade, estado)
3) Circunferência da árvore
4) Nome do autor da descoberta.
5) Data de mensuração
6) Autoria da fotografia