Árvores em pé ou caída são objetos de pesquisa. Avise se tiver conhecimento! Nós iremos até o local.

O QUE É UMA ÁRVORE GIGANTE PARA O PROJETO? 

São árvores com mais de 1,20 m de diâmetro  (DAP) ou 376 cm de circunferência (CAP) à altura do peito (1,3 m da altura do solo).

Como nomear e medir uma grande árvore
 

Para nomear uma árvore grande, você deve primeiro ter certeza da identificação correta da espécie de árvore e, em seguida, fazer algumas medições básicas para determinar a circunferência na altura de 1,30 m do solo (CAP), se possível medir a altura da árvore em metros (não obrigatório). Fotografia com uma pessoa ao lado da árvore é recomendável para verificação do tamanho do tronco. Saliências na base do tronco e bases tabulares podem ser incluídas na altura de 1,3 m (ex.: Figueiras). A localização geográfica da árvore é obrigatória para o registro da árvore no banco de dados. 

 

As árvores relatadas pelo proprietário ou nomeador que identificou e mediu corretamente a árvore e apresentam tamanho mínimo poderão ser cadastradas.  Após as medições iniciais terem sido tomadas, entre em contato com o escritório local de Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental ou órgão ambiental estadual (IAP, IMA, FEPAM, etc)  ou federal (ICMBio, IBAMA ou Serviço Florestal Brasileiro) no qual a árvore está localizada para que um engenheiro florestal ou técnico em meio ambiente possa certificar as medições, principalmente a medida de altura (m). Observação: as medições podem ser confirmadas por profissionais com experiência em identificar e medir árvores, por exemplo, arboristas e acadêmicos em engenharia florestal e áreas afins.

Para o nomear uma árvore nova é recomendado o uso de nomes já consolidados na comunidade local (por exemplo: Pinheiro Grosso, Pinheirão, etc.) ou nome da localidade (Campos Novos, Fraiburgo, referência às cidades; Gateados, referência ao nome da Fazenda ou Empresa Florestal).

 

Notícias

14/03/2020 10:32
Projeto Árvores Gigantes No dia 10/03/20, o Professor Marcelo Scipioni juntamente com os acadêmicos...
07/12/2019 11:27
Era alta como um prédio de dez andares, larga a ponto de só poder ser abraçada por seis pessoas...
14/11/2019 11:49
Pesquisadores demonstram em artigo científico na revista Floresta e Ambiente (RJ), o declínio no...
14/11/2019 11:46
Vale apena conferir: www.youtube.com/watch?v=Kwb9Uhu2JLc&t=1464s

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.

Informar a localização de uma árvore gigante

Envie a localização (município, bairro, interior, nome da fazenda, praça, parque, etc. da grande árvore em pé ou caída

Contato

Marcelo Callegari Scipioni Universidade Federal de Santa Catarina
Campus Curitibanos
Rod. Ulysses Gaboardi, s/n km 03

marcelo.scipioni@gmail.com